Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.
Publicado por Equipe EcoViagem
O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas
Foto: Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), inaugurou nesta segunda-feira (18) o passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas. O Trem entrará em operação para o público no próximo sábado (23). Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.
O novo atrativo turístico consiste em um passeio ferroviário que parte de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar e chega a seu destino em uma altitude de 530 metros, proporcionando ao passageiro uma impressionante paisagem da serra, do mar e da Mata Atlântica, com pontes, túneis e cachoeiras.
Solenidade
O evento aconteceu na Estação Ferroviária de Viana, quando representantes do Ministério do Turismo e autoridades fizeram a primeira viagem até a estação final, no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano.
“Essa inauguração precisa ser comemorada por todos, pois o Trem das Montanhas Capixabas é um grande projeto e esperado com ansiedade pelos capixabas”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente.
O passeio já chegou a funcionar há mais de 20 anos, mas estava desativado. Além da iniciativa da Setur, o projeto para retomar o a atividade foi realizado por meio de parcerias com as prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano; o Sebrae-ES; o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação; o Montanhas Capixabas Convention Bureau; a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA); e a empresa Serra Verde Express.
Operação
A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados
Foto: Divulgação
Percorrendo a Serra Verde, trecho ferroviário que integra a Malha Centro-Leste, sob concessão da FCA, tem como ponto de partida Viana, a cidade que inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo.
A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados.
A primeira parada é na estação de Domingos Martins, cidade com um dos três melhores climas do mundo e que ainda mantém fortes traços de seus antepassados imigrantes alemães, que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.
Em Domingos Martins, além das belezas naturais, o visitante pode visitar o Parque Estadual de Pedra Azul, com trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, faunas e flora diversificadas. A próxima parada é em Marechal Floriano, o município conhecido como a “Cidade das Orquídeas” pela grande quantidade de espécies de orquídeas existentes em suas matas. A gastronomia do município é riquíssima, com pratos típicos da culinária alemã e italiana.
Por fim, o Trem das Montanhas Capixabas faz sua última parada na estação ferroviária de Araguaia, que foi inaugurada em 1902. A estação é uma referência histórica para toda a região, pois a Estrada de Ferro Leopoldina era como um rio civilizador que tinha ligação com muitas cidades importantes da época e recebia a influência luso-brasileira.
A estação também era famosa pelo cheiro do pastel de palmito, que estimulava o apetite dos viajantes. Hoje a cultura legada está resumida no Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi através de fotografias, peças instrumentos e materiais que simbolizam a memória da época que passou.
O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas e a forte presença da cultura de imigrantes europeus traduzida nas festas, no cotidiano, arquitetura e gastronomia.
O secretário Marcus Vicente chama a atenção para a importância do novo produto para a região de montanhas: “Um produto turístico como o Trem das Montanhas Capixabas ajudará no crescimento econômico da região. Serão beneficiados os equipamentos turísticos locais, como restaurantes, hotéis e parques.
A população é beneficiada com emprego, renda, e também no agroturismo e no artesanato. Além disso, há a satisfação demonstrar aos turistas que visitam o Estado toda a cultura, tradições e beleza daquela região”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário