sábado, 12 de novembro de 2011

Mães montam acampamento na fila para garantir vaga em creche, no ES (Postado por Lucas Pinheiro)

A fila em frente à creche Emiliana Giles Bragança, em Castelo Branco, Cariacica, na Grande Vitória, começou a ser formada na quinta-feira (10). As mães dormiram no local de quinta para sexta e de sexta para sábado. Na grade da escola, há um cartaz informando que as matriculas só serão resolvidas no dia 4 de dezembro, a partir das 8 da manhã.

A Secretaria de Educação de Cariacica informou que o prazo de matrícula na rede municipal ainda não foi definido. Mas as mães estão dispostas a continuar na fila por mais de 20 dias, se for preciso, para garantir a matrícula dos filhos na creche.

Elas vieram preparadas: trouxeram barraca, televisão, colchonete. Montaram um verdadeiro acampamento na fila da creche. As mães organizaram até uma lista de espera. A dona de casa Agenira Gomes foi uma das primeiras a chegar. "Decidi ficar na fila desde já para não perder a vaga", afirma.

Geovana de Azevedo conta que tentou uma vaga para o filho, no ano passado e não conseguiu. Por isso, resolveu vir para a fila com antecedência. "Eu trabalho e tenho que pagar alguém para vigiar meu filho quando não estou em casa. Tenho que pagar o transporte, o colégio, assim não dá. Esse ano eu vou ficar na fila para garantir a vaga do meu filho", diz.

O problema é antigo na creche Emiliana Giles Bragança. Ano passado, muitos pais não conseguiram vaga para os filhos, mesmo enfrentando dias na fila.

Nenhum comentário: