sábado, 17 de março de 2012

Supermercado vira ponto do 'rock' e da paquera em Vitória (Postado por Lucas Pinheiro)

O bairro Jardim da Penha, em Vitória, concentra grande parte das repúblicas de estudantes, por ser bem próximo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de colégios particulares. A noite é agitada no local, principalmente nas redondezas da Rua da Lama, cercada de bares e lanchonetes. Mas um ponto de encontro diferente é bastante conhecido entre os jovens moradores do bairro: o supermercado. "Sexta à noite e sábado são os melhores dias para ver gente bonita. Todos estão abastecendo a geladeira para o final de semana. Sempre tem meninas lindas e, muitas vezes, o rock começa no supermercado", conta o estudante Daniel Rocha, 21 anos.

"Rock" é o termo capixaba para festas, baladas e divertimentos. E o rock no supermercado já é uma tradição entre os jovens de Jardim da Penha. Eles se esbarram nos corredores de bebidas e de carne, principalmente, conversam sobre o que vai rolar à noite ou no fim de semana, reencontram amigos que já não estudam mais juntos e, alguns, aproveitam até para tentar a sorte e paquerar.

"Certa vez, estava comprando bebidas e vi a amiga de uma amiga minha aqui também. Puxei conversa, saímos do supermercado juntos e acabamos ficando", conta o universitário Ernesto Zuchelli, 21 anos.

Romance
Não é só curtição, também há espaço para o romance nas histórias com o supermercado de Jardim da Penha. Os estudantes Lucas de Miranda Henrique, 22 anos, e Darlayt Paranaguá, 19, se conheceram na seção de frios e, neste sábado (17), completam cinco anos de namoro.

"Estava na fila e vi que ele não parava de me olhar. Fiquei sem graça e disfarcei na hora. Quando eu estava indo embora, já no estacionamento, ele veio correndo em minha direção, com um papelzinho na mão e pedindo para eu adicioná-lo no MSN", conta Darlayt. O MSN é uma ferramenta de bate-papo na web.

"Na seção de frios, trocamos olhares e ela passava a mão no cabelo. Comentei com meu irmão, que estava do meu lado, que ela estava me dando mole e fiquei pensando em como abordá-la. Anotei meu e-mail em um papel e fui entregar. Pensei: um não eu já tenho, um sim eu posso conseguir", conta Lucas. Quando ele viu que Darlayt já estava no estacionamento, saiu correndo para entregar o papel antes dela ir embora.

"Cheguei em casa e contei para minha mãe sobre 'o menino do supermercado'. Mas já tinha decidido que não ia adicioná-lo, deixei para lá. Sem eu saber, minha mãe se passou por mim no bate-papo, adicionou o e-mail dele e os dois começaram a conversar. Quando cheguei e vi que ela estava falando com ele tomei um susto e a gente morreu de rir. Ela marcou um encontro para nós", diz a universitária.

"Conquistei a sogra primeiro. Ela me achou legal e disse para a Darlayt me conhecer melhor. Marcamos de nos encontrar e estamos juntos até hoje. Vamos fazer cinco anos de namoro no sábado", conta Lucas.

Amizade
Lucas Aragão, Ernesto Zuchelli e Daniel Rocha, todos com 21 anos, estudaram juntos por muitos anos no colégio, mas hoje cada um faz um curso diferente na universidade. Moradores do bairro, vez ou outra se encontram no supermercado e acabam combinando de sair juntos.

Ernesto conta que, muitas vezes, os jovens vão ao supermercado mesmo sem querer ou precisar comprar nada, só para "ver o movimento e descobrir o que vão fazer". É também um local para encontrar os amigos vizinhos e marcar as programações do final de semana.

"É o supermercado que abastece as repúblicas de Jardim da Penha. Aqui a gente sempre encontra o pessoal. Na sexta-feira, o rock começa no supermercado, vendo para onde o pessoal vai, onde vai ter festa", diz Lucas.

As amigas Gabriela Nogueira, 19 anos, e Camila Bessoni, 20, figuram entre as meninas bonitas do supermercado de Jardim da Penha. O carrinho cheio de bebidas e comidas entrega: vai ter churrasco no fim de semana. "Viemos comprar as coisas para a festa da turma", conta Camila.

Elas afirmam que nunca foram diretamente abordadas por ninguém no supermercado, mas concordam que é fácil ver jovens bonitos circulando pelo local, estudantes abastecendo as dispensas das repúblicas ou, como elas, preparando a diversão do fim de semana.

Nenhum comentário: