domingo, 3 de janeiro de 2016

Deslizamento de pedra gigante deixa quase 400 desabrigados no ES

Um dia depois do acidente, os bombeiros avaliam se há risco de novo deslizamento em morro na Grande Vitória. Quatro casas foram destruídas.


Quase 400 pessoas tiveram que sair de casa depois que uma pedra gigante rolou do alto de um morro, na Grande Vitória (ES). Um dia depois do acidente, os bombeiros avaliam se há risco de um novo deslizamento.

A pedra passou por cima de tudo que estava no caminho. Destruiu quatro casas. Sandra e o marido se protegeram em um cantinho da sala. Foi o único cômodo que não ruiu.

O morador de uma outra casa teve que pular da laje para se salvar. Ao todo, 15 pessoas ficaram feridas. Ninguém em estado grave.

"Senti o tremor e já saí correndo, porque não sabia o que era. A casa parecia que ia cair", conta o morador Josevaldo Pereira.

Valdemir Jesuíno estava dormindo. Acordou com o barulho da pedra no muro da casa dele. "A minha esposa acordou desesperada. Eu achei que era chuva de granizo, que estava caindo pedra, chuva de gelo, e ela falou que era pedra rolando e queria se enfiar debaixo da cama, coitada, no desespero, e a poeira tomou conta", diz Valdemir.

Um vídeo gravado por um morador momentos depois que a pedra rolou mostra o rastro de poeira.

A pedra só não causou mais destruição e atingiu outras casas do morro porque ela ficou escorada em outra pedra que também rolou, mas ainda há o risco de ceder e outras pedras rolarem.

"O risco é alto. É preocupante e a gente está tomando as medidas, neste momento, para fazer um diagnóstico e fazer a indicação de intervenções", afirma um bombeiro.

Por enquanto, um área de 80 metros abaixo da pedra foi totalmente isolada e 392 pessoas tiveram que sair de casa. Vinte e duas estão em um abrigo.

"Foi horrível. Não tem palavras... Com criança pequena, é horrível. E agora a gente fica preocupado, querendo saber para onde a gente vai, o que vai ser da gente", diz uma mulher.

A prefeitura e a Defesa Civil ainda não sabem responder o que fez a pedra despencar do alto do morro.

ASSISTA O VÍDEO:  JORNAL NACIONAL

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/01/deslizamento-de-pedra-gigante-deixa-quase-400-desabrigados-no-es.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial