quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Chuvas devem continuar em Minas Gerais e no Espírito Santo até sexta

Ao menos 38 pessoas morreram em decorrência dos últimos temporais nos dois Estados
  •   Do R7, com Agência Brasil
Crianças ilhadas no Espírito SantoNELSON ANTOINE/FOTOARENA/Estadão Conteúdo
Ao menos até amanhã, as chuvas devem continuar, de moderadas a fortes, em Minas Gerais e no Espírito Santo, estados em que pelo menos 38 pessoas morreram em decorrência dos últimos temporais.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Espírito Santo deve permanecer com o céu nublado ou parcialmente nublado, e sofrer com pancadas de chuvas. O tempo só melhora a partir de depois de amanhã.
Em Minas, a situação é mais complicada. Segundo o Inmet, deve haver, nesta quinta-feira, pancadas de chuva com trovoadas sobretudo no norte do Estado, Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata e região metropolitana de Belo Horizonte. O tempo segue feio até pelo menos o dia 30.
Mortes
O Espírito Santo é o estado que mais tem sofrido com as chuvas neste final de ano. Foram 21 mortes e, ao todo, 48,6 mil pessoas permanecem fora de casa, sendo que 4.565 estão em abrigos e as demais com parentes ou amigos. 
Itaguaçú foi a cidade do Espírito Santo que mais registrou mortes: oito; as demais aconteceram em Colatina (seis), em Baixo Gandu (quatro), em Barra de São Francisco, Domingos Martins e Nova Venécia (uma em cada município).
De acordo com a Defesa Civil, 50 cidades foram afetadas pelas chuvas até agora: Afonso Claudio, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jeronimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Chuva no Espírito Santo já é a maior em 90 anos
Bombeiros do Rio viajam para ajudar vítimas da chuva no Espírito Santo
Na terça-feira (24), a presidente Dilma Rousseff visitou o Espírito Santo e sobrevoou áreas atingidas pela chuva. Ela anunciou ajuda de R$ 600 milhões ao Estado, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Leia mais notícias de Cidades
Minas
Em Minas Gerais, a Defesa Civil confirmou a morte de um homem de 48 anos, na terça-feira (24) em Itabira. Conforme o boletim consolidado, desde outubro, 17 pessoas morreram em onze cidades mineiras. 
Assim como o norte do Espírito Santo, o leste de Minas Gerais é cortado pelo Rio Doce, que está acima do nível. Não chovia tanto na região desde 1979.
  •   

Nenhum comentário: