sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Espírito Santo: Desmanche da base

Acácio Rodrigues


A corrida pelas eleições em 2014 no Espírito Santo segue arrastando dúvidas sobre as candidaturas para assumir o governo do Estado. Além das incógnitas partidárias, há o desgaste da população com alguns temas abordados recentemente nos protestos que aconteceram no País. Renato Casagrande (PSB) divide críticas relacionadas à segurança pública e mobilidade urbana, assuntos cobrados pelos capixabas há algum tempo, e que ganharam força nos meses de junho e julho.
A base de Casagrande com PT e PMDB já não se mostra tão sólida. PDT, PR, PP, PV completam os aliados desde 2010. Vale lembrar que antes de ser eleito, o atual gestor do Espírito Santo foi indicado para concorrer às eleições no lugar de Ricardo Ferraço (PMDB), na época vice de Paulo Hartung (2003-2010). A mudança teria sido provocada pelo então presidente Lula, para “beneficiar” o PSB depois da retirada de Ciro Gomes da disputa presidencial.
Com as chances de PT e PSB terem candidatos próprios à Presidência da República, é provável o desmanche entre os partidos no Espírito Santo. O governador disse que dará seu parecer sobre o assunto no início de 2014, quando as candidaturas serão oficializadas. Há conversas de que o PPS estaria interessado em firmar a parceria com os socialistas. Embora o prefeito de Vitória (ES), Luciano Rezende (PPS), desconverse sobre uma possível candidatura à vice na chapa de Casagrande.


RAIO-X - Espírito Santo


Número de eleitores: 2.630.557
Governador atual: Renato Casagrande (PSB)
Deputados federais: 10
Deputados estaduais: 30

Possíveis candidatos


Guerino Balestrassi (PSDB) - Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito, Guerino tem como principal cabo eleitoral o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Velozzo Lucas.

Magno Malta (PR) O senador tinha esperança de ser vice na chapa de Marina Silva à Presidência da República. Com a filiação dela ao PSB, Malta deverá tentar disputar a cadeira do Palácio Anchieta.

Renato Casagrande (PSB) - O socialista se vê cercado de incertezas sobre a base aliada. Sem o PT, as opções de parcerias são analisadas com cautela.


VEJA O MAPA ELEITORAL DOS DEMAIS ESTADOS:

http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/ 

Nenhum comentário: